quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Posted by Catequese da Paróquia Nossa Senhora das Grotas on 13:34 No comments

    Como a própria palavra já nos sugere, espiritualidade evoca a palavra espírito, ou seja, o que nos move a alguma coisa. E, para nós, cristãos, a espiritualidade, o movente de tudo, é o Espírito Santo, o mesmo espírito que impulsionou Jesus Cristo. “O Espírito do Senhor está sobre mim” (Lc 4,18). Assim, em poucas palavras, podemos sintetizar em que consiste a espiritualidade do catequista, pois quando falamos da pessoa do catequista, enquanto alguém que é chamado a ajudar o catequizando no caminho do discipulado, isso supõe que, por primeiro, o próprio catequista seja um discípulo, ou melhor, esteja seguindo as pegadas do Mestre. Significa que estará buscando viver a mesma vida e os ensinamentos de Jesus. Isto é, sua vida de profunda intimidade com o Pai, com a realidade do povo, do catequizando, numa atitude de escuta para saber discernir com sabedoria e se relacionar o mais humana e divinamente possível.
    Um outro aspecto fundamental na espiritualidade cristã é a centralidade da vida na Eucaristia; o próprio Jesus presente em nós de modo especial.
    A Eucaristia deve ser o centro da vida de todo catequista. Por quê?  Porque a Eucaristia é sinônimo de vida unificada à vida de Jesus; é comunhão, partilha, ser corpo místico/Igreja viva. E é o Espírito Santo que realiza a fusão do meu ser com Jesus Cristo. E assim, Cristo se torna visível mais e mais em minhas ações.

Quanto mais vou deixando Deus entrar em minha vida, mais o meu eu vai diminuindo e vai aparecendo o reflexo de Deus.


   Ir. Neusa Fernandes – Catequese Criativa

Arte Comunicação Espiritualidade 
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário