quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Posted by Catequese da Paróquia Nossa Senhora das Grotas on 13:48 No comments

Todo cristão é responsável por anunciar a Palavra de Deus engana­-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”, ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina,  como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

O Papa João Paulo ll disse: “A catequese é a  educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...”.

O catequista ideal não existe. Alguns requisitos são necessários, como um equilíbrio psicológico, capacidade de diálogo e de trabalho em equipe, conhecimento abrangente sobre a matéria, a capacidade de respeitar as limitações dos outros, disponibilidade e perseverança, apenas para criar alguns atributos essenciais. Mas um catequista não nasce, forma-se. É importante recordar para nos animar, o trabalho silencioso, humilde e generoso de tantos catequista simples que vão transmitindo a sua fé aos outros. Catequista será, antes de mais nada, testemunha privilegiada da fé cristã, pois só a partir da própria experiência de fé poderá acompanhar e ajudar os outros na caminhada, como fez Jesus Cristo que ensinava com toda a sua vida a mensagem que transmitia.

Algumas características de um bom catequista:

Espiritualidade profunda – Rezar diariamente e nunca perder a intimidade com Deus.
Integração na comunidade – Participar ativamente da vida da Igreja.
Senso crítico – Estudar sobre os seus diversos aspectos, através de leituras, cursos e analisar coerentemente os fatos da Igreja e do mundo.
Qualidade humana – Ter didática, equilíbrio e muito carinho com os participantes.

Podemos dizer que avançou-se na compreensão da fé e da revelação de Deus; aperfeiçoaram-se os métodos pedagógicos, descobriu-se uma nova forma de evangelizar. Conforme nos apresenta o Diretório Geral para a Catequese – DGC 28: “O catequista é um medidor que facilita a comunicação entre pessoas e o mistério de Deus, dos sujeitos entre si e com a comunidade.

Por isso, deve empenhar-se, a fim de que a sua visão cultural, a sua condição social e o seu estilo de vida não representem um obstáculo para o caminho da fé, criando antes as condições mais adequadas, para que a mensagem cristã seja procurada, acolhida e aprofundada”.

Pe. Francisco Gomes – PIME.
Missão Jovem – Ano XXVI – N°280 – Agosto de 2012 – Página 02.
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário